quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Resident Evil 5-Multiplataforma

A parte mais interessante em olhar pra trás na série Resident Evil é ver como cada game resulta no seu produto final e lida com as expectativas, o processo que cada pessoa acompanha pra ver o game muitas vezes gerou uma novela externa e interna como nunca se viu. Resident Evil 5 foi o primeiro game numerado desde que Shinji Mikami saiu da Capcom após toda a polemica com a versão de Resident Evil 4 e seu discurso de se matar caso saisse pra algum console(hoje Resident Evil 4 só não teve mais versões que Street Fighter 2) e a expectativa foi gigantesca durante os quatros que levaram desde que esse video foi mostrado...

Havia a discussão de quem era a pessoa no video, quem eram os monstros e daonde a história iria a seguir. Resident Evil 4 foi exttremamente bem sucedido, porem muita das reclamações foram o fato de a história deixar mais duvidas que respostas, e pode não parecer mais uma uma comunidade realmente leva a trama da saga a sério.
Houve promessas loucas dos produtores quanto a elementos como barba crescendo durante ao jogo e tontura ao sol escaldante, de fato foi um dos primeiros games da série que eu acompanhava todas as informações que iam sendo liberadas, então eu acompanhei as polemicas acusações de racismo(um soldado branco que enchia zumbis africanos obviamente não ia dar certo), ai não demorou muito vimos a chegada de Sheva Alomar(outro ponto polemico) mas nada mexeu mais com os fãs que essa cena...



Hoje quem acompanhou o desenrolar dos games seguintes sabe o significado de tudo isso, isso somado a revelação da garota loira mostrada em um dos primeiros vídeos do game. Infelizmente nesse ponto, a Capcom faltou com a ousadia da questão, assim como viria a fazer com o desfecho de um personagem de Resident Evil 6, mas voltando a Resident Evil 5 confesso que boa parte da trama final foi frustante ainda que na teoria esse seja um dos games com o maior numero de ligações com a série, sendo o responsavel por mostrar finalmente o rosto do ultimo dos lideres da Umbrella. Pessoalmente, a Tricell e Excella Gionne foram os melhores adversarios desde a queda da Umbrella mas infelizmente os mais mal usados, com inclusive uma brecha que até hoje não foi trabalhada.
Um dos maiores méritos de Resident Evil 5 foi o de bater os games anteriores e figurar entre os mais vendidos da Capcom, até então Resident Evil 2 tinha esse dominio entre a série. Embora curtissimo, Resident Evil 5 acaba ganhando pontos tambem pela sua campanha Co Op bem divertida, contudo depois dele isso praticamente se tornou uma constante aonde a maioria dos games seguintes você segue com alguem do seu lado. Isso tornou a série bem mais acessivel, mas por outro lado aboliu o terror completamente. Não a toa, a Capcom lançou o DLC Lost In Nightmares que tentava trazer um pouco desse ambiente mais "classico", alias, desde então a empresa tentar acertar o clima de terror nos seus games seguintes.

Resident Evil 5 vale destacar também possui um dos melhores modos Mercenaries da série, batendo seus equivalentes do terceiro e quarto games. Hoje, o game certamente não figura como um dos classicos da série mas felizmente seus conceitos e visuais acima da média fizeram dele um dos mais importantes da geração Ps360 até hoje. 

Curiosidades:

  • Foi revelado algum tempo que Barry Burton seria o protagonista ao lado de Chris, devido as polemicas, ele foi limado e colocaram Sheva no lugar, ele ainda pôde ser jogado na versão Gold Edition no Mercenaries Reunion e só viria a estrelar um jogo agora em Revelations 2. 
  • Excella teria uma morte totalmente diferente nos conceitos, inicialmente a ideia era ela ser morta por uma criatura ao estilo de um Tyrant da mesma forma que Wesker em Resident Evil 1. Indo mais além, seu visual seria bem diferente e mais "contido".
  • Boa parte do conteúdo do Mercenaries desse game foi utilizado no Mercenaries 3D do 3DS, o que fez muita gente querer o port do game. Inclusive uma versão para o Nintendo Wii sempre foi muito pedida, mesmo quando a Capcom disse diversas vezes que o game não conseguiria ser portado decentemente para o aparelho, isso ainda ficou mais complicado depois que houve o port de Dead Rising pro console da Nintendo.
  • A Capcom lançou 5 videos live action com mini histórias que contavam o desfecho de Chris e Sheva e como eles lidavam com a trama, um deles inclusive contava com a aparição de Claire em uma seção de treinamento.




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