segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

World of Goo - Impressões

Cá estou eu escrevendo de novo sobre algo em nada old, mas com um pezinho no old... até porque os proprios criadores deste aqui dizem querer se dedicar a criar games "in the old fashion way".



E me pergunto se em algum momento aqueles brinquedos de montar, que 10 em cada 10 pessoas tiveram em algum momento de sua infância, serviram como fonte de inspiração para este jogo genial, criado por um time de 2 ex-funcionários da Eletronic Arts. Uma coisa engraçada sobre o genero puzzle e como ele foi depreciado de formas diferentes nas duas ultimas gerações de consoles da Nintendo - e quase arrisco dizer das outras fabricantes tambem embora nao o faça por admitir me faltar conhecimento concreto aí. O Gamecube quase não teve puzzles, apenas o Puyo Pop Fever que trazia nada mais que uma repetição de uma fórmula já usada vezes demais; e nem mesmo nisso fazendo bem pois há puyo puyo's infinitamente melhores até na geração 16 bits. Já o Wii está apinhado de puzzles no seu serviço de Wiiware, e os poucos que eu arrisquei ler um pouco mais... me arrependi. Enquanto o Cube teve um so puzzle, e porcaria, o Wiiware faz do gênero um mar de porcaria!
E é nesse contexto que World of Goo se torna uma grata surpresa, consistindo para começar num jogo verdadeiramente inovador. Não, nada de outro clone de Tetris ou o que o valha, aqui voce tem que ficar encaixando as tais Goo Balls de forma a construir estruturas que lhe permitam alcançar um cano sempre posicionado numa area estrategica da fase, por onde um numero mínimo delas precisa escoar. Note-se que quando voce usa uma go ball para formar uma estrutura para alcançar o tal cano, seja uma ponte, uma torre, ou o que for, dependendo do tipo dela ela pode estar perdida para aquela fase, ou seja, essa nao vai mais entrar pelo cano. Mas sacrifique todas elas assim e quem entra pelo cano e você tendo que reiniciar a fase.



E conforme as fases avançam, varios tipos de Goo Balls se tornam disponíveis. Algumas podem ser destacadas de novo e reusadas na montagem de outra parte daquilo que voce estiver construindo, algumas flutuam no ar, algumas podem ser incineradas e algumas até explodem!
Talvez só isto ja servisse para fazer de World of Goo um jogo interessante ainda mais se comparado ao resto do que se vê; mas o ingrediente chave, que o torna verdadeiramente genial, é a competente simulação de física que ele faz. Tente construir as tais torre ou ponte sem a necessária sustentação para ver o que sucede. Vai tudo ao chão, literalmente. Mas o interessante é que não de uma vez, pois as Goo Balls mantém certa elasticidade entre si quando unidas, fazendo com que a coisa penda para um lado, para o outro... pode ser que nem caia, e muitas vezes dá até para usar isso a seu favor encaixando uma Goo Ball no lugar e no momento certo. Isto, adicionado a todo o resto, é o que torna o jogo genial.



O desafio é bem balanceado: há fases que tem o claro papel de tutorial para que o jogador aprenda a usar algum tipo novo de Goo Ball; ha aquelas que parecem impossíveis até que você descubra qual é a "grande sacada" para sair dali facilmente e, assim, se sentir um gênio :) ; e há outras ainda que vão fazer o jogador arrancar os cabelos e soltar xingos a cada vez que testemunhar sua última estratégia literalmente ruir, em tentativas e mais tentativas para alcançar o objetivo daquela fase. Ah... falando em xingos, vi em algum lugar que a versão para PC oferecia, para aqueles que fizeram o preorder, um pacote que trocava os grunhidos das Goo Balls por bem articulados palavrões ao melhor estilo Worms... porem ainda menos educados. Nao procurei outras fontes para saber se isso é fato, até porque eu escolhi a versão de Wii por preferir o Wiimote ao mouse, e jamais esperaria que a Nintendo aprovasse tal conteúdo no console dela.



Não bastasse a diversão pelo jogo em si, World of Goo traz críticas sociais não muito disfarçadas usando temas como cirurgia plástica e uso de combustíveis fósseis apenas para citar exemplos. O visual geral é um pouco infantilizado as vezes, mas não se engane, isto é indubitávelmente um jogo para adultos, tanto pela temática quanto pelo desafio, sendo que este manterá o jogador bem ocupado querendo sempre entrar pelo cano... so para achar o proximo e o proximo e ver aonde irá parar.

Um comentário:

  1. Bela análise Germano. Esse pra mim foi a melhor compra do serviço online do Wii até agora, gostei muito mesmo desse jogo. Todo dia jogo um pouco pra descontrair e tentar completar as OCD de cada fase que são um desafio bem mais difícil do que só passar a fase, como exemplo tem fases que vc precisa de um número bem alto de goos pra completar o OCD que quando completado aparece uma bandeira na tela de escolha da fase pra vc saber se já fez OCD nela.

    Espero DLC com fases extras já que o jogo é meio curto apesar de ser muito bom.

    ResponderExcluir