segunda-feira, 2 de maio de 2016

Resident Evil Top 10 - OS 20 ANOS DA SAGA



Alone in the Dark, onde tudo começou
No ultimo mês de março completou os 20 anos de lançamento do primeiro capitulo da série, muito mais que um jogo, foi a expansão de um gênero que começou com Alone In the Dark nos PCs, passou por séries como Clock Tower, Sweet Home (do NES), alguns vários games do tema no Mega CD e chegou ao ápice de Resident Evil. Lógico que não parou ai e mais tarde tivemos Silent Hill, Fatal Frame e os mais novos como Dead Space e Until Dawn.

Hoje é uma das séries mais importantes da Capcom e também dos games, inclusive passando franquias como Megaman, Street Fighter, Final Fight, Captain Commando entre outras. O segredo é simples: uma trama consistente, bons personagens e diversos momentos épicos que vieram depois da ja clássica(e trash) abertura do primeiro game.
Rebecca na classica abertura do primeiro jogo

A produção, criada por Shinji Mikami, passou por muitas mudanças até chegar ao resultado final; era pra ser um FPS, algo que foi descartado logo depois, existiriam outros personagens, Dewey e Gelzer(um ciborgue) que foram removidos, Dewey mais tarde seria aproveitado em outro jogo. O game foi um sucesso e teve várias versões lançadas, inclusive algumas expansões (como o famoso Director's Cut). Algumas empresas no embalo do sucesso também tentaram lançar seu "Resident Evil", tentando embarcar no gênero que havia sido criado. 

Mesmo assim infelizmente o gênero não tem mais a mesma força de antes, mesmo que algumas empresas ainda se aventurem no tema(como a Sony e as suas franquias Last Of Us e o já citado Until Dawn), algumas como a Konami não pensaram duas vezes em acabar com sua série Silent Hill, que vinha recebendo um tratamento complicado desde o seu terceiro game e simplesmente descartou o projeto Silent Hills. 
Uma das maiores marcas da série são os seus enigmas(ou puzzles)

Pro futuro de Resident Evil vivemos a expectativa do sétimo game da franquia, o Remake de Resident Evil 2 e o filme em animação Resident Evil: Vendetta, como os anteriores pode dar uma pista do que vai vir.

TOP 10


Essa lista não é apenas pra mostrar quais os melhores games, mas tambem serve pra indicar aqueles que VOCÊ DEVE JOGAR. É bastante difícil fazer uma lista de uma série extensa assim, inclusive porque grande parte dos jogos tem um nível de qualidade satisfatório, mas vamos lá.

Os 10 melhores games de Resident Evil...

10- Resident Evil: The Umbrella Chronicles (Wii, Ps3)

Resident Evil 4 foi lançado e com ele muitas duvidas ficaram no ar, aonde estão os personagens clássicos??O que houve com a Umbrella Corporation??Leon A/Claire B??Algumas dessas perguntas foram respondidas aqui. Infelizmente devido ao enorme sucesso de critica e vendas no Wii o game foi recebido com bastante preconceito pelas pessoas que esperavam algo parecido e não um shooter on-rails(estilo de jogo parecido com House Of Dead ou aqueles tiros de shopping centers). Mas aqui temos reunidos o maior número possível de personagens jogáveis da série(cerca de nove)cada um com seu  papel e cenas que mostram várias coisas deixadas de fora dos games originais e uma recapitulação do que veio antes

09-Resident Evil Outbreak(Playstation 2) 
Uma regra basica nos filmes de zumbi é mostrar a reação dos moradores ao contágio, era a vez de Resident Evil tentar isso. Embora a sequencia (File#2) seja basicamente uma expansão e conserte alguns dos erros deste game, aqui temos os melhores cenários da sub franquia(desculpe, delegacia =/). Com uma dificuldade alta e a jogabilidade tanque não era algo muito acessivel, mas isso não quer dizer que a jornada não compensasse o esforço.

08- Resident Evil Revelations(Nintendo 3DS, Playstation 3 e Xbox 360)

Bem vinda de volta, Jill Valentine!!!Se excluir sua participação em Umbrella Chronicles, esse é o primeiro game protagonizado por uma personagem feminina desde Resident Evil Zero(existe uma diferença de quase dez anos entre eles). Na verdade é bem mais que isso, Revelations foi uma volta ao Survival Horror após uma série de games que tinham como foco a ação desenfreada. Com alguns puzzles e um back tracking constante(coisa comum nos clássicos)esse game conseguiu uma boa recepção, inclusive quase obtendo a nota máxima da famosa revista Famitsu.

07-Resident Evil 5(Playstation 3, Xbox 360, Pcs)
Ah, a polemica. Se houve um jogo da série que passou por isso, foi esse, desde a "morte de Jill", Sheva e sua inteligencia artificial até o destino do Wesker. Dono de um dos melhores modos cooperativos da sua geração, Resident Evil 5 tentou resgatar o enredo de combate a Umbrella e incluiu coisas importantes pro canon da série como um todo como a BSAA e a ousadia em matar um dos mais importantes personagens da série merece os parabéns.

06- Resident Evil Zero (Gamecube, Playstation 3/4. Xbox 360/One)
Situado 24 horas antes de Resident Evil 1, Zero mostra a visão de Rebecca Chambers pro ataque que os membros do Bravo Team sofreram(algo que é apenas referenciado). Esse é o primeiro game da série a ter dois personagens atuando lado a lado em toda a jornada, uma coisa recorrente nos capitulos que vieram depois. Outro detalhe importante é que revela todo o jogo de poder que havia entre os fundadores da Umbrella, incluindo a figura de James Marcus, um dos criadores do T-Virus(o causador de todo o mal na série).

05- Resident Evil 3: Nêmesis(Playstation, Gamecube, Dreamcast, PCs)

E assim se iniciava a jornada de Jill Valentine por uma Raccoon City destruida. Resident Evil 3 tem inumeros momentos memoráveis; como a primeira aparição de Nêmesis(um dos maiores vilões que os games trouxeram),  o sacrifício de Mikhail, seu falso final. Não menos importante, seu final serviu para estabelecer o que viria depois seja com o destino da cidade como também com os seus epílogos, que inclusive mostravam coisas relevantes até pros dias de hoje na história da série.

Quantas vezes você não se pegou fugindo de Nêmesis com as balas contadas e totalmente encurralado??E até mesmo no Mercenaries, aonde temos um tempo corrido e várias criaturas pra enfrentar??

04- Resident Evil Code Veronica X(Playstation 2, Gamecube, Dreamcast, Xbox 360 e Playstation 3)

Um dos primeiros games que faziam justificar a compra de um  Dreamcast, Code Verônica é a junção de duas histórias vistas anteriormente: a busca por Chris(algo que se tornou meio repetitivo na franquia, infelizmente) e a batalha contra a Umbrella Corporation em suas raízes. Residente Evil Code Verônica abandonou os gráficos pré-renderizados que eram marca da série e usou um ambiente totalmente 3D. 

O tema do jogo é a batalha entre os irmãos Redfield contra os irmãos Ashford, uma família responsável pelo surgimento da Umbrella, além do retorno de um outro individuo que ganha muito com tudo isso...

03-Resident Evil 4(Gamecube, Playstation 2,.....um monte de outros consoles)

Resident Evil 4 foi um marco na série, independente de sua opinião com o jogo, muita coisa mudou e foi deixada pra trás. Não só isso, foi aonde o personagem Leon virou um dos símbolos da série e impactou até mesmo outras franquias como Gears Of War, por exemplo.
Ele já começa da forma mais impactante possivel, seis anos depois de Resident Evil Code Veronica e com uma Umbrella desfeita.
O objetivo aqui é salvar a filha do presidente, mas como se espera, existe muito mais por trás inclusive figuras do passado e algumas que viriam a ser usadas novamente no futuro como Krauser.
A jogabilidade também mudou e passou a ser mais dinâmica e voltada pra ação. Infelizmente foi a ultima contribuição do criador da série, pois desentendimentos fizeram ele sair brigado com a Capcom.

02-Resident Evil 2(Playstation, Gamecube, Nintendo 64, Dreamcast, Pcs,....e por ai vai)
Se Resident Evil 1 apresentou ao mundo a série, esse segundo game serviu pra mostrar que ela veio pra ficar. Lançado no mesmo ano que Legend Of Zelda Ocarina Of Time, Metal Gear Solid e outros importantes jogos, somos apresentados as consequências dos eventos da mansão, e vemos uma cidade tomada por zumbis. 
Personagens importantes pro futuro também são apresentados como Leon, Claire, Sherry e sua família, entre outros.

01- RESIDENT EVIL REMAKE(Gamecube, Wii, Ps3,Ps4,XboxOne,Xbox 360)
 
Como revitalizar um clássico??E ainda manter suas características??O remake de Resident Evil 1 mostra como. Com um dos melhores trabalhos gráficos de todos os tempos, que incrivelmente se mostra incrível mesmo com os consoles muito mais poderosos de hoje em dia.

Toda a missão de Jill e Chris revista aqui é repleta de novidades, como jogabilidade revisada, personagens incluídos(como a triste história envolvendo Lisa Trevor)e citações para o que viria depois.
Infelizmente ou não, a dublagem cafona do primeiro jogo é revista e aqui o trabalho de voz é mais cuidado, não só a dublagem como também as musicas que embalam o jogo.
Para aqueles que não querem ter que ir atrás de um console antigo pra jogar, tanto ele como Zero receberam uma revitalização na geração atual e são vendidos inclusive no mesmo pacote em uma coletânea chamada Resident Evil Origins Collection.



Nenhum comentário:

Postar um comentário