sábado, 30 de abril de 2016

Academia Gotham Volume 1-Misterio na sala de aula

Mostrando o cotidiano da instituição de ensino mais antiga e respeitada da cidade do Morcego (e de seus alunos, claro!), a série alcançou um reconhecimento considerável lá fora por seu estilo ousado, jovem e, ao mesmo tempo, sombrio. Algo bastante próximo do que o leitor brasuca tem lido nas aventuras da Batgirl, só que mais próximo do clima de um filme de terror. Sob o comando dos roteiristas Becky Cloonan e Brenden Fletcher e com a sensacional arte de Karl Kerschl, Academia Gotham 1 chega às bancas no final de abril e traz as histórias publicadas originalmente lá fora nas revistas Gotham Academy 1 a 6.

Anos atras a DC lançou Gotham Central; uma série que mostrava o dia a dia da policia da cidade e como os policiais viam o mito do morcego. 
Porque falar dela aqui?Porque o esquema de Academia Gotham é o mesmo. A diferença é que o ponto de vista é dos estudantes da tal academia, e da mesma forma que lá, existe vários Easter Eggs do universo do Batman e algumas participações especiais.
Os protagonistas da história: Pomeline,Kyle,Maps,Olive e Colton
A diferença com as outras obras do universo do Batman é que aqui, como a arte entrega, é tudo bem mais simples e menos pesado(o que pode ser algo bom ou ruim dependendo do que você espera pra algo relacionado ao morcego). O titulo por sinal, lembra a pegada de Runaways misturado com Harry Potter aonde os jovens vão descobrindo mais sobre o lugar que estão, sobre a mitologia do lugar.

A história gira em torno de Olive Silverlock, que entra na academia através de uma bolsa da Fundação Wayne e depois de um evento complicado com a mãe dela, o primeiro arco é como diz o o titulo a busca pelas respostas de um mistério envolvendo um fantasma de uma ancestral do Pinguim. Cronologicamente parece estar afastado dos eventos dos títulos principais, embora citem varias vezes "uma explosão no Arkham"(algo que poderia ser relacionado com Batman Eterno). Se o aspecto infantil não for motivo pra afastar, é um titulo que apesar de simples vale a leitura.

Um comentário:

  1. Boa resenha. Apesar de me considerar um velho leitor (e leitor velho)gostei do material. É no mínimo simpático o conceito. E concordo com você, não tem como desassociar de The Runaways/Os Fugitivos.Espero que venda bem para garantir continuidade.

    ResponderExcluir